GAVAN TYPE-G E A ESTRADA ATÉ AQUI.


GAVAN TYPE-G E A ESTRADA ATÉ AQUI. 

Fala galerinha do grupo PlanetSatsus, como vão vocês!? Sejam bem vindos a mais uma matéria de Rodrigo Pereira. 

No ano de 2017 o filme Space Squad - Uchuu Keiji Gavan vs Dekaranger, trouxe para o universo de Gavan Type-G, muitos outros fãs e não fãs de Tokusatsu que vieram atrás dele pelo hype de ver o que seria, muito entre aspas, aspas gigantes, mas muito gigantes mesmo, o retorno de Jaspion, seriado da franquia japonesa Metal hero que fez muito sucesso aqui no Brasil no começo da década de 90 e que ainda hoje se encontra nos corações das pessoas. Porém, com esse filme, muitos acabaram conhecendo Geki Jumonji, o Gavan. Para essas pessoas, e para muitas outras que não tem uma clareza sobre como surgiu e de onde vem esse personagem, vamos mostrar o percurso de Geki Jumonji, o Gavan atual, até os dias de hoje, e nossa viagem começa no longínquo ano de 1982, para podermos contextualizar todo o universo de Gavan. 


1982 - Começa a franquia Metal Hero 
Uchuu Keiji Gavan(Policial do Espaço Gavan - como foi traduzido na dublagem brasileira), foi um tokusatsu (uma série japonesa de Super Herói com efeitos especiais) pertencente à franquia Metal Hero produzida pela Toei Company, e exibida originalmente entre 5 de março e 1982 e 25 de fevereiro de 1983 pela TV Asahi. Ela foi a primeira série dessa franquia e também a primeira de uma trilogia conhecida como Uchuu Keijis(Policiais do espaço). 


Na sequência de Gavan viriam Uchuu Keiji Sharivan(1983 a 1984) e Uchuu Keiji Shaider(1984-1985). Sharivan e Shaider abaixo respectivamente.

 


Todas essas séries vieram a ser exibidas no Brasil nos anos 90 em emissoras diferentes, o que confundiu muitos espectadores na época. Gavan foi exibido na Rede Globo sob o título de Space Cop, Sharivan na Bandeirantes e mais tarde na Record e Shaider na Gazeta e mais tarde na Globo. É preciso dizer aqui também os sindicatos do mal que cada herói combatia para que a chegada de Geki Jumonji anos mais tarde faça sentido. 


Gavan, no ano de 1982 que foi interpretado pelo astro das séries Tokusatsu Kenji Ohba, enfrentava o sindicato do mal Makuu, já Sharivan em 1983 interpretado por outra fera da franquia Tokusatsu Hiroshi Watari(o mesmo anos mais tarde viria a participar da franquia Metal Hero novamente como Boomerman da série Jaspion-1985, e no ano seguinte como personagem principal da série Spielvan-1986), enfrentava o Sociedade secreta Mado(Mad na tradução Brasileira) e por último mas não menos importante temos Shaider interpretado pelo ator Hiroshi Tsuburaya, que em suas aventuras lutava contra o Império Mágico Fuuma.


2010 - O Gavan original está de volta. 
Depois de 28 anos da estréia de Uchuu Keiji Gavan, ele retorna em um CroosOver excelente com a série Super Sentai vigente na época, Kaizoku Sentai Gokaiger, que neste ano em questão também comemorava 35 anos da franquia. 


Aqui, Kenji Ohba volta a interpretar Gavan, inclusive nas cenas de ação sem o traje, mostrando que ainda estava em plena forma física para tal atuação. Na história, os Gokaigers precisam adentrar o Espaço Makuu e resgatar o policial do espaço Gavan, para que juntos impeçam que o Espaço Makuu seja expandido a ponto de engolir toda a Terra. 


É aqui nesse filme que se começam as comemorações de 30 anos da franquia que viria a se completar em 2012. Uma coisa legal nesse filme, é que a armadura de Gavan foi totalmente remasterizada, sua aparência de metal ficou bem mais convincente, mais prateada que a original de 1982. Temos aqui também uma espécie de Gavan falso, o Gavan Bootleg que era a criação do monstro da vez e que enfrentava Gavan de igual para igual. 


2012 - Aniversário de 30 anos da Franquia Metal Hero - Finalmente surge Geki Jumonji. 
Em 2012 finalmente chegamos ao ápice das comemorações com o filme Uchuu Keiji Gavan - The Movie, porém, não é aqui que Geki, sucessor do Gavan original aparece primeiro. 
Durante a série super sentai(mais uma vez um super sentai) Tokumei Sentai Go-buster, nos episódios 31 e 32 da mesma, surge Uchuu Keiji Gavan e sua parceira Shelly interpretada pela atriz Suzuka Morita ex-Shinken Yellow da série super sentai Samurai Sentai Shinkanger. 


Na história, Shelly está sendo perseguida por um monstro remanescente da Makuu aqui na terra e é salva pelos Go-busters que haviam acabado de derrotar os Metaróides nos episódios anteriores. Shelly explica aos Go-busters e sua equipe que pertence a Polícia Galáctica e é parceira de Gavan, o Policial do espaço. Mais tarde, acompanhada pela Yoko - Yellow Buster, as duas são atacadas pelo monstro e acabam sendo enviadas ao espaço Makuu onde enfrentam alguns pequenos perigos mas são salvas por Gavan e Red Buster. 

 

No episódio seguinte os Go-Busters e Gavan se unem e acabam com o monstro que tinha em seu corpo um dispositivo que aciona o espaço Makuu. Essa participação de Geki Jumonji e Shelly na série Super Sentai vigente, nada mais foi que um especial para atrair os espectadores e fãs da franquia Metal Hero aos cinemas. 


2012 - Aniversário de 30 anos da Franquia Metal Hero - Uchuu Keiji Gavan - The Movie. 
É nesse filme que somos apresentados a Geki Jumonji de uma vez por todas. Aqui, Geki é recrutado pela polícia espacial, depois de ser salvo pelo Gavan original quando sua nave onde ele viajava com seu amigo Tóia, em uma missão espacial explodiu. Geki retorna a terra anos mais tarde em uma investigação sobre a possível ressurreição do sindicato do mal Makuu. Em sua primeira aparição ele salva sua amiga Itsuki. 

 

No decorrer do filme ele é salvo mais duas vezes pelo Gavan original. Depois de ter que lutar contra Toia, seu melhor amigo que agora era possuído pelo poder da Makuu, Geki é designado a jurisdição da terra pelo próprio Gavan original(Kenji Ohba). A partir daqui, começa a jornada de Gavan - Geki Jumonji em um universo repleto de super heróis dos mais diversos. 


2013 - Kamen Rider x Super Sentai x Uchuu Keiji: Super hero Taizen Z (filme foda!!) 


Apesar de muitos fãs não terem curtido esse filme, pra mim, esse é um dos melhores CrossOvers da Toei, que junta uma gama Gigantesca de super heróis. 
Na terra, Geki Jumonji investiga uma série de fenômenos mágicos que estavam ocorrendo pelo universo e estavam se intensificando. Os fenômenos consistiam em abrir portais que faziam com que elementos localizados em um determinado lugar do universo, fossem enviados para outro provocando eventos destrutivos e catastróficos. Geki então chega até Kamen Rider Wizard, herói da franquia Kamen Rider. É a primeira vez que Gavan se encontra com outro personagem que não seja do universo sentai. Destaque aqui para a luta entre Gavan e Wizard que é simplesmente sensacional. 
Não vou focar no que acontece no filme pois esse é bem recente e eu não quero dar spoiler caso você não tenha visto ainda. Mas é interessante dizer que o filme ainda conta com a participação de Kai Hyuga, o novo Sharivan, Gokai Silver de Kaisoku Sentai Gokaiger, Go-busters, Zyuden Sentai Kyoryuger, Shaider que nesse filme aparece apenas transformado e uma pequena, porém mal feita homenagem aos Metal Heros Jiban, Jamperson, Draft Redder(Exceedraft), Jiraya, Blue Beet(B-Fighter) e B-Fighter Kabuto(B-Fighter Kabuto), que tem seus poderes acessados pelos Gokaigers através das rangers keys fornecidas a eles por Gavan, para disparar um canhão em cima do monstro. Pura cena fan service desnecessária, mas que não apaga o bom andamento do filme(na minha opinião). Além também da participação de outros personagens não pertencentes as franquias principais da TOEI Metal Hero, Kamen Rider e Super Sentai.


2014 - Chegamos a Nova Geração. 


Em 2014 Kai Hyuga e Shu Karasuma, os respectivos novos Sharivan e Shaider, ganham destaques com suas histórias próprias nos filmes Uchuu Keiji Sharivan Next Generation e Uchuu Keiji Shaider Next Generation. 


Durante os dois filmes, Geki está investigando casos de crimes parecidos com os crimes cometidos pelo sindicato Makuu, enquanto isso, a história dos dois policiais correm separadamente para se encontrarem no fim de Shaider Next Generation. Em Sharivan Next Generation, Kai é escalado para investigar um possível infiltrado do sindicato do mal Mado na polícia galáctica. E em Shaider Next Generation, história é focada bem mais em Tammy, sua parceira do que nele mesmo, eles precisam proteger uma misteriosa moça enquanto Geki agora com a ajuda de Kai, investiga ainda os crimes anteriores, tentando encontrar a possível pessoal por trás de tudo, a Horror Girl. 

 

Esses dois filmes levantaram diversas hipóteses para os fãs. Seria o retorno dos Metal Heroes que foram extintos na década de 90? Geki Jumonji teria uma série própria, depois seria a vez de Sharivan e Shaider? Porém os verdadeiros planos da TOEI para Geki Jumonji, o novo Gavan, estavam prestes a se mostrar, anos mais a frente. 


2017 - Começa a jornada Space Squad - Uchuu sentai Kyuranger ep 18


Assim como em 2012 onde Gavan teve uma espécie de “premier”, nos episódios 31 e 32 de Tokumei Sentai Go-buster, neste ano de 2017 temos uma premier, apenas em um episódio de Uchuu Sentai Kyuranger no episódio 18 da série. 


Gavan e Deka Red(Tokusou sentai Dekaranger), aparecem para ajudar Luck e Naga, respectivamente Shishi Red e Hebitsukai Silver a recuperarem a Globo Kyu Bússola e voltarem para seu universo. É aqui, que o conceito de universos é imposto para a plena compreensão de como os heróis tão diferentes se encontram nas histórias do Space Squad. 


2017 - Space Squad - Uchuu keiji Gavan vs Tokusou Sentai Dekaranger 


Esse filme ganhou uma gama de espectadores com o texto de “O Retorno de Jaspion”. Este texto disseminado pela internet trouxe muita gente que não fazia parte desse universo atual do tokusatsu, a perceber que esse estilo de série não havia se encerrado com o fim da Manchete. E foi aqui que muitos conheceram Gavan como Geki Jumonji sem terem conhecimento da série de 1982. Na história, Geki e sua parceira Shelly interrompem uma negociação terrorista espacial. Nesse momento Geki conhece um dos piores oponentes de sua jornada até o momento, Macgaren(MadGallant no original), vilão pertencente a série Jaspion, que volto a dizer, fez muito sucesso aqui no Brasil. 


MadGallant era membro da organização do mal Genmaku. Durante a interceptação, Shelly é gravemente ferida, e Geki mesmo como Gavan, é humilhadamente derrotado por Macgaren chegando a ser gravemente ferido e perdendo os sentidos. O policial da federação galáctica é salvo com a chegada  do Fire Squad (um esquadrão que funciona fora da terra cuja a chefia está por conta de Ban Ban Akasa, o Deka Red) ao local. Achando que Shelly estava morta e querendo levar MadGallant a justiça, Geki pedi ajuda aos DekaRangers, porém ao encontrar MadGallant mais uma vez, Geki leva outra surra e dessa vez tem sua brilhante Laser Blade(Espada Laser), partida ao meio pelo inimigo. 


Depois de vários acontecimentos, Geki finalmente alcança a vitória, salva Shelly que era prisioneira de MadGallant e sua trupe e ganha o posto de Capitão de um novo esquadrão que trabalhará para a Federação Galáctica investigando os crimes cometidos pelo sindicato do mal Genmaku, conhecido como Space Squad. Geki agora tem a missão de recrutar os maiores heróis da terra para derrotar a organização GenMakuu de uma vez por todas.


2018 - Uchuu Sentai Kyuranger vs Space Squad 


A frente de Space Squad, Gavan agora tem Shaider e Jiraya, que já não é mais Torra Yamashi. Como é um filme muito recente, vamos ao que interessa sem spoiler. Após todos os problemas e batalhas Finalmente vemos Geki pela primeira vez recrutando alguém, pois vemos Jiraya em sua participação como membro da polícia galáctica, porém não foi feito nenhum filme recrutando o herói ou tendo Torra Yamashi passando o bastão. Se o personagem recrutado aceita ou não fazer parte da equipe, você precisará assistir ao filme. Pra quem assistiu o filme anterior, Gavan vs Dekaranger, vai notar que esse novo filme, apesar de ser bem feito dentro do universo de Kyuranger(que é uma série bem mais ou menos pra mim), é bem mais leve que o primeiro, mas ainda assim vale muito apena para se manter acompanhando os acontecimentos que englobam essa nova série de filmes da Toei. 


Algumas curiosidades 
O ator que interpreta Geki Jumonji é Yûma Ishigaki que antes já havia participado de vários outros trabalhos, entre eles os filmes 13 Assassinos de 2010 como Gannai Higuchi e Azumi de 2003 como Nagara. 

O ator Riki Miura  que interpretou Kai Hyuga - Sharivan Next Generation, não faz mais parte do mundo do Tokusatsu deixando de atuar em filmes. Riki Miura anos antes interpretou Geki Violet, da série Super Sentai Juuken Sentai Gekiranger. 

Hiroshi Watari, o primeiro Sharivan também esteve presente interpretando outros personagens em outras séries recentes, entre elas Go Go Sentai Boukenger como Takaoka Kando em 2006, Wecker Signa como Varn em 2007, um professor em Kamen Rider W nos episódios 8 e 9 em 2009. 2014 ele retorna interpretando Den Iga em Sharivan Next Generation. 

Shaider de 1984, o primeiro, teve uma adaptação(horrível), para o ocidente pela empresa Saban para a série VR Troopers que também adaptou Metalder e Spielvan na mesma série. Shaider foi utilizada na segunda temporada de VR Troopers. 

O ator Hiroshi Tsuburaya que interpretou Dai Sawmura - o Shaider em 1984, já é falecido.

Masayuki Deai, que interpretou Roy, uma espécie de conselheiro do presidente em Uchuu Keiji Sentai Kyuranger vs Space Squad, também é bem conhecido do universo sentai. Além de ter sido Bouken Silver em Go Go Sentai Boukanger, Kyoryu Gray em Zyuden Sentai Kyoryuger, também esteve no filme 47 Ronins em 2013. 

Satomi Hirose que interpretou Tsurukiku, mestre da Hammy em Kyuranger vs Space Squad, foi a Ninja White de Ninja Sentai Kakuranger.


Agora que você já conhece toda a jornada de Geki Jumonji, que tal planejar uma maratona?

E essa foi nossa viagem pelo percurso árduo de Geki Jumonji e espero que tenham gostado. Ta tudo certinho? Alguma informação que dei foi errada ou não completa? Deixe nos comentários. Vamos compartilhar conhecimento. 

Fiquem com Deus e até a próxima!!

Postar um comentário

0 Comentários